EXPERIÊNCIA
Prepare-se para um mergulho profundo na cultura, natureza e gastronomia portuguesa!
Uma verdadeira experiência culturalmente imersiva espera por si: antigas tradições, natureza deslumbrante e deliciosa gastronomia local.
Herdamos uma terra onde o vinho e o mel fluem. Hoje abordaremos esse néctar dourado e luminoso, aquela ambrosia escura, densa e intensa que é coletada do urze da montanha, nas encostas majestosas de Velão e Alvão. A nossa carta manuelina de 1514 refere-se a cera e mel e determina as portagens para a sua comercialização. Por outro lado, o brasão Mondinense possui oito abelhas douradas, enfatizando a importância da apicultura na construção de nossa identidade. Notável é a coleção de silhas concelho, uma rede de muros construídos pelo homem para impedir que grandes predadores, principalmente texugos e ursos, acessem os cortiços dos apiários. Das lendas relacionadas, contarei a “Mão de Fogo”, pois é a mais perturbadora e a mais misteriosa. Na antiga estrada da Serra, ligando a vila à serra do Alvão, havia um apiário comunitário onde era produzido o mel das irmandades e a cera que queimava ao longo do ano na capela do Santíssimo Sacramento no Largo de Souto. Nosso pessoal nos diz que um ladrão desesperado roubou toda a produção e destruiu os cortiços e colméias daquele lugar. Ele foi capturado e sujeito à pena de Talião, ou seja, sua mão direita foi amputada como punição pelo crime cometido. A mão foi para o inferno, mas nem aconteceu no inferno e foi condenada a sofrer pelo mundo, envolta em chamas assustadoras. Quando a noite caiu, as mulheres e os filhos de Mondim subiram a uma das sete colinas da vila e esperaram, tremendo de emoção, com os olhos fixos no velho caminho da Serra de Campos. E, na hora habitual, veio aquela misteriosa luz ao redor das curvas do caminho descendente.
Era a “Mão de Fogo”, aquela mão assombrada, acendendo a noite de nossos medos e preocupações. Texto de Luis Jales de Oliveira – CONTAR MONDIM (33)
DEVE LEVAR
CLEAN & SAFE
A PorTrilhos, como empresa Clean & Safe segue as diretrizes do governo e recomendações emanadas pela OMS e DGS no que diz respeito ao uso de equipamento de proteção individual e de distanciamento físico.
Apesar das atividades serem realizadas no exterior, o uso de equipamento de proteção individual como a máscara é opcional, no entanto a regra de distanciamento físico de 2 m lado a lado e 4 metros em fila é obrigatória e deve ser cumprida durante a atividade.
Qualquer pessoa infetada ou com sintomas do Covid 19 não pode participar de nossos eventos.
O não cumprimento dessas regras pode levar à exclusão da atividade. O guia terá um pacote de gel desinfetante e máscaras com você, se necessário.
IMPORTANTE
Durante o período de contenção devido à pandemia do Covid-19, por razões de segurança em relação à distância entre passageiros, não garantimos o transporte.
As melhores caminhadas aquáticas nas lagoas mais bonitas da região.
Onde a tradição, as raça autóctones, o saber fazer, a gastronomia e os vinhos verdes são os protagonistas e onde estas temáticas são amplamente abordadas e explicadas.
+351 914153939
+351 927402243
info@portrilhos.com
Av. Ernesto Carvalho Branco, 381
4880-252 | Mondim de Basto - Vila Real